sábado, 8 de setembro de 2012

Risoto Surpresinha de Bacon


Hoje ganhei de presente o livro "A conversa chegou a cozinha" da Rita Lobo. Folhiei algumas páginas e me deparei com uma receita de risoto. Devo confessar que nunca fui muito fã de risoto pois sempre me pareceu um grando arroz papa ou unidos venceremos, nunca achei que eu conseguiria fazer um pois iria virar uma grande papa.
 Mais tarde meu tio me ligou falando que iria chegar de viagem e estava com vontade de comer um risoto e na hora pensei: ótima oportunidade para estreiar meu livro novo e fazer o tão temido risoto ! Como já comentei aqui antes são raras as vezes em que sigo uma receita 100%, normalmente costumo adaptá-las para o que tem na minha geladeira ou se o preço dos ingredientes cabem no meu bolso, essa não seria diferente. Parti rumo ao mercado, comprei algumas coisas e eu e minha fiel escudeira (minha irmã) partimos para a cozinha. 
O grande truque é picar tudo o que você irá precisar antes de aceder a boca do fogão, depois é que complica. Uma das grandes dificuldades do risoto é o ponto do arroz, tem que ter cuidado para o arroz não ficar cru ou cozido demais, para não ficar seco ou com muito caldo, ou seja, não é uma receita muito fácil para quem só costuma entrar na cozinha pra pegar água. 
Só sei que no final ficou muito gostoso e meu tio comeu duas vezes, cosidero muito a opinião dele pois ele não tem medo de dizer se ficou ruim. Esse foi o meu primeiro Risoto, ou seja, se eu consegui você também consegue! Bom divertimento e Boa Sorte!

Ingredientes:


  • Bacon
  • 1 Cebola
  • 2 Dentes de Alho
  • 2 Colheres (sopa) de manteiga
  • 1 e 1\2 xícara de arroz para risoto
  • 1 cubo de caldo de carne
  • 1 Litro de água
  • 1\2 garrafa de vinho branco
  • 2 tomates
  • Queijo parmesão
  • Queijo mussarela
  • 3 colheres (sopa) de Requeijão
  • Salsa
  • cebolinha
  • azeitona
  • 1 pimenta de cheiro
  • pimenta do reino
  • sal (a gosto)


Modo de Preparo:

Pique o bacon com mais ou menos 1cm. Pique a cebola em pequenos cubinhos. Amasse os dentes de alho com a pimente do reino. Retire as sementes do tomate e corte-o em cubinhos. Rale o Queijo parmesão e o mussarela e reserve. Pique a salsa e a cebolinha. Retire o caroço das azeitonas e pique-as.
Ferva a água, pique o cubo de caldo de carne e dissolva na água quente.

Em uma panela no fogo coloque as duas colheres (generosas)de manteiga e frite o bacon até dourar.
Acrescente o alho amassado e a cebola picada até dourar

Acrescente o arroz e refogue por 2 minutos mexendo sempre.
Adicione o vinho e mexa até evaporar 90%.

Quando o vinho evaporar coloque uma concha do caldo de carne dissolvido e mexa sem parar. Quando secar coloque outra concha e repita a operação durante 15minutos em fogo alto. Talvez sobre caldo.

Junte o tomate, a azeitona, a pimenta de cheiro, o queijo ralado. Prove e tempere com sal se precisar.

CUIDADO: O ponto do arroz é al dente, um pouquinho duro por dentro. Prove, se precisar tampe a panela por 1 minuto. Não deixe secar o caldo completamente.

Desligue o fogo, coloque o requeijão, misture. Por cima coloque 2 colheres de manteiga, tampe a panela. Sirva na hora.

No prato, sirva com a cebolinha e salsa frescas.

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário